07/07/2014 - Detalhes da lesão que tirou Neymar da Copa


'Seria o equivalente, por exemplo, àquele jogador ter pulado de 2,5 metros, do primeiro andar de um prédio, de joelho nas costas do jogador', diz físico.

Confira o modelo virtual aqui e saiba mais


Com um modelo virtual do Neymar, o Fantástico mostra, no vídeo acima, o passo a passo da lesão que tirou o nosso craque da Copa. O Neymar tem 1m75 e 65 kg.

Quando recebeu o impacto do joelho do Zuñiga, o Neymar fraturou a terceira vértebra da lombar, chamada de L3.

Depois do rebote do escanteio, os dois jogadores partiram para a bola. Do começo da corrida até o impacto, o Neymar percorreu uma distância de 7,5 metros; o Zuñiga, percorreu 7,8 metros. A velocidade máxima do Neymar foi de 17,2 km/h; o Zuñiga, chegou a 25,8 km/h.

No instante do choque, Neymar parou para dominar a bola, mas Zuñiga saltou e o atropelou. Depois do impacto, o jogador colombiano ainda estava a 18 km/h. E Neymar foi lançado para o chão a uma velocidade de quase 8 km/h.

“Seria o equivalente, por exemplo, àquele jogador ter pulado de 2,5 metros, do primeiro andar de um prédio de joelho nas costas do jogador. Então é um estrago razoável, pode acontecer”, explica Geraldo Cernicchiaro, físico.

Depois da joelhada nas costas, a dor escancarada no rosto. O que Neymar viveu, o médico Ítalo Costa entende direitinho. “Eu me vi naquela cena realmente. É uma dor absurda. Você não consegue se mexer direito. Qualquer pequeno movimento lateral, parece que estão enviando uma faca no seu nervo”, relembra.

Há quatro meses, correndo, Ítalo tropeçou e caiu na borda de uma piscina. Fraturou a terceira vértebra da coluna lombar, exatamente a mesma lesão de Neymar. O tratamento foi cinta de proteção, cama, repouso.

Durante um mês, teve a companhia de um colete estabilizador de coluna, o mesmo indicado para o Neymar. Doutor Vinícius Benite, médico especializado em coluna, acompanhou a recuperação de Ítalo.

“Essa é uma região muito importante para praticamente todos os movimentos que a gente realiza no dia a dia, essa musculatura que sustenta a região mais de baixo da coluna, então, todos os movimentos, até uma inspiração profunda pode aumentar a dor”, diz Benite.

Depois de uma semana completamente imobilizado, na cama, a vida de Ítalo foi voltando ao normal. “Voltando ao normal, andando aos poucos, sentindo um pouco a dor, mas tudo normal”, conta Ítalo Benite.

Sessões de fisioterapia e 45 dias depois, futebol.

“Futebol com as amigos já, tranquilo”, conta Ítalo.

Hernane, do Flamengo, sofreu lesão parecida com a de Neymar

Outro jogador sofreu uma lesão muito parecida com a de Neymar. Durante a semifinal do Campeonato Carioca desse ano, Hernane, do Flamengo, levou uma joelhada do zagueiro Luizão, da Cabofriense.

“Na hora da pancada, você pensa muitas coisas: ‘Estou fora dos jogos decisivos’, como o Neymar pensou também. Você começa a chorar, pensa mil coisas ali. Então é um momento muito difícil para o atleta”, conta Hernane.

Em entrevista ao canal Sportv, ele contou que quis continuar na partida, mesmo depois do impacto. “Tentei voltar, mas acho que eu não consegui ficar dois minutos em campo, que eu não tinha mais força para andar, então é uma dor insuportável. Eu tive que sair do jogo”.

A lesão de Hernane foi ainda mais grave que a de Neymar. O jogador fraturou não só um, mas os processos transversos de três vértebras da lombar. Assim como Ítalo, Hernane fez muito repouso e fisioterapia. Sete semanas depois, voltou a treinar.

“No primeiro treino, ainda fiquei um pouco inseguro, mas aí teve uma semana para a treinar legal. Aí no jogo já voltei tranquilo”, lembra Hernane.

Para Neymar, o jeito, agora, é mesmo esperar. “Sabemos que ele queria muito estar nesse jogo, mas ele tem que ter tranquilidade, os parceiros dele já passaram toda confiança, se apegar a Papai do Céu e torcer bastante para que os companheiros possam trazer a Copa pra ele”, sugere Hernane.
Pós Urgência

Fonte: G1

Mais Notícias

07/07/2014 - 99% das pessoas com sobrepeso possuem problemas posturais
07/07/2014 - Detalhes da lesão que tirou Neymar da Copa
18/06/2014 - Fisioterapia auxilia mulheres nas mudanças corporais após Cancer de mama